A Escola



A Pauta em Movimento, Escola de Música iniciou a sua atividade em janeiro de 2009.

A Missão da Pauta em Movimento é proporcionar aos alunos, de todas as idades, competências que lhes permitam tocar um instrumento, tendo em conta um ambiente enriquecedor, estimulante e motivador ao longo do processo de aprendizagem.

A Pauta em Movimento acredita que o ensino da música tem um papel fundamental na formação integral do indivíduo, contribuindo para o desenvolvimento de princípios basilares de cidadania como o sentido de responsabilidade, a disciplina, a solidariedade, o raciocínio crítico, a sensibilidade, a autoestima e o gosto pelas atividades culturais.

Na Pauta em Movimento pode aprender-se:

Viola dedilhada, baixo, guitarra portuguesa, bandolim, cavaquinho, violino, concertina, acordeão, práticas de teclado, bateria, canto, formação musical e classe de conjunto.

A Pauta em Movimento possui uma vertente itinerante, em virtude da força das parcerias estabelecidas entre organismos institucionais e associativos, de que são exemplo: Junta de Freguesia da Carapinha, Tuna Mouronhense, Associação Cultural e Recreativa de Gois, Tuna Popular de Arganil e Assistência Folquense.

Como projetos a escola dinamiza a Orquestra Pedagógica “Passo Por Compasso”, Grupo de Concertinas “Sons e Suadelas” e Orquestra Pedagógica “ Tons Clássicos”.

A metodologia é ajustada à facha etária e respetivos instrumentos, conferindo à equipa de formadores essa consciência no ato da construção dos programas curriculares.

A gestão pedagógica e organizacional está a cargo de Tiago Mateus, Músico Profissional, a exercer funções como formador no âmbito da Formação Musical e Instrumental.